Doenças inflamatórias intestinais – Doença de Crohn e Colite Ulcerativa

As doenças inflamatórias intestinais são uma condição na qual o intestino se torna inflamado, inchado e com presença de úlceras, tendo como sintomas principais diarréia, dor abdominal, perda de peso, anemia, fadiga.

As doenças inflamatórias intestinais podem ser divididas em dois grupos principais: a colite ulcerativa e a doença de Crohn.

A doença inflamatória intestinal apresenta dois picos de maior incidência, um entre os 15 e 30 anos de idade, e um segundo pico entre os 60 e 80 anos, sendo este mais frequente na doença de Crohn.

As causas são desconhecidas, provavelmente, há tendência genética que, ao interagir com factores ambientais, desencadeiam , resposta imunológica intensa que provoca o processo inflamatório intestinal.

O diagnóstico começa pela história clínica e pelo exame médico, sendo complementado por exames, laboratoriais de sangue e fezes, estudos radiológicos e exames endoscópicos.

O tratamento é a base de aminosalicilatos e os corticóides nas fases aguda da doença, já os imunomoduladores ou agentes biológicos são importantes para prevenir novas crises ou no tratamento de casos que não respondem aos corticóides.

Fontes
• Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, 2013
• World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines, Doença inflamatória intestinal: uma perspectiva global, 2009

Agende uma Consulta

WhatsApp chat