Hepatite B

A infecção pelo vírus de hepatite B (HBV) afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo a região Amazônica é considerada hiperendêmica para essa infecção.

O HBV pode causar desde infecção aguda autolimitada a quadros crônicos, levando à cirrose e/ou câncer de fígado. Não há um sintoma específico da doença, o diagnóstico geralmente é feito na tentativa de doação de sangue, durante investigação dos testes hepáticos sanguíneos alterados e mais recentemente em campanhas dos testes rápidos.

A transmissão se dá por contato direto com sangue de pessoa contaminada e mais raramente por transmissão sexual.

Na infecção pelo HBV alguns exames são necessários para se firmar o diagnóstico e conhecer o estágio da doença, dentre eles o HBV-DNA, a genotipagem do vírus, além de exames de imagem do fígado, dentre eles a elastografia hepática. Os resultados desses exames irão nortear o tratamento da doença.

O principal objetivo do tratamento da hepatite B é o controle da replicação viral, até o momento as taxas de cura são baixas, e assim evitar o desenvolvimento de cirrose e câncer de fígado. No Brasil os esquemas de tratamento são disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

FONTES:
1. Manual de Hepatologia para Clínicos e Residentes, 2018. Editora Atheneu.
2. http://tudosobrefigado.com.br

Agende uma Consulta

WhatsApp chat